sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Rio de Janeiro, cidade sitiada

Pois é, o bicho tá pegando no Rio de Janeiro.

Não me surpreendo com a reação da bandidagem que, se sentindo acuada, resolveu colocar a cidade em pânico. O que me assusta mesmo é a falta de preparo de nossas polícias. Considero isso uma tragédia anunciada por diversos motivos nos quais vou citar alguns.

  • A instalação das tão festejadas UPP's não está melhorando a situação. A polícia ocupa a favela para a instalação da UPP mas não prende os traficantes, apenas os espanta. Então eles ficam pulando de favela em favela.
  • O Serviço de Inteligência da Polícia (se é que a Polícia do Rio de Janeiro tem um) precisa parar de encarar os marginais de hoje com aqueles da década de 70/80. Essa idéia de que as facções são um amontoado de favelados que se juntam pra fazer tráfico está mais do que superada. Por ser um negócio muitíssimo lucrativo, o tráfico se modernizou, está bem aparelhado (armado), possui apoio logístico, usa recursos avançados de informática, incluindo Internet, dentre outras melhorias. Além de tudo isso, possui gente poderosa na sua lista de pagamento.
  • Enquanto o comando do tráfico, que está muito bem protegido dentro dos presídios de segurança máxima (para eles), comendo e bebendo às nossas custas, não for desmantelado essas ações policiais não servirão para nada. Aqueles bandidinhos que vemos correndo da polícia na televisão são peixes pequenos. Quem dá realmente as cartas não está na linha de frente, comanda tudo à distância.
O resultado é isso que estamos vendo. A população indefesa no meio do fogo cruzado. A imagem do Rio de Janeiro e do Brasil vai ficar seriamente arranhada no exterior. Isso é péssimo para quem vai sediar uma Copa do Mundo e uma Olimpíada.

Até quando?????

Nenhum comentário: