terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Como não fazer um Curriculum Vitae

Final de ano. Geralmente nesta época recebo muitos currículos de pessoas pedindo aquela "forcinha" para iniciar bem o próximo ano. Recebo todos com o maior carinho mas sempre dou uma olhada antes de encaminhar. É justamente aí que eu percebo o porquê de certas pessoas ainda estarem desempregadas. Alguns são completamente "sem noção"! Seus donos deveriam saber que o currículo é uma ferramenta para alavancar a carreira profissional e não para afundá-la de vez.


Então, vou dar algumas dicas de como evitar certos pecados em currículos. Claro que isso vai ser feito "à la Nando", isto é, de forma bem sarcástica e debochada...rs

  1. Foto: Hoje em dia não é mais necessário enviar currículo com foto mas, se mesmo assim você quiser colocar uma, PELO AMOR DE DEUS, só se for uma decente! Porque, no final das contas, a primeira impressão é a que fica e se a sua não for boa, PERDEU!
  2. Informações de documentos: O empregador só vai querer saber isso quando ele for te contratar então, não perca tempo colocando essas bobagens.
  3. Escolaridade e cursos: Declare só aquilo que for relevante para a área de atuação na qual você está procurando emprego. A pessoa que está contratando não está interessada em saber onde você fez o ensino fundamental ou ensino médio. Ele vai querer ver informações sobre cursos de graduação que você fez/faz, um curso técnico, uma pós-graduação. No caso de outros cursos, um curso de idiomas ajuda muito, um curso de extensão na área e participação em congressos e palestras na área em que você está procurando trabalho também ajudam. Portanto, querido(a), aquele cursinho de "arranjos florais" ou de "Como preparar um bom churrasco em 10 lições", ESQUEÇA! Isso é o tipo de coisa que só vai te derrubrar.
  4. Frases de efeito: Coisas do tipo "capacidade de trabalhar em equipe", "vontade de progredir na área" ou "disposição e garra para alcançar os objetivos da empresa" não precisam ser colocadas afinal, você não faz mais do que obrigação em ter essas qualidades se quiser realmente arrumar trabalho. Ninguém vai contratar pessoas que se declaram de difícil relacionamento ou preguiçosas, não é mesmo?
  5. Conhecimentos de Informática: Se você é usuário de Informática não declare no currículo que sabe Windows, Linux, MacOS ou similares. Saber entrar e sair do sistema operacional é BÁSICO! Até porque você não vai conseguir fazer mais nada no micro se não souber isso. Conhecimentos no uso de editor de texto, uma planilha eletrõnica, um software de apresentação ou banco de dados são exemplos de coisas relevantes que podem ser colocadas no intuito de dar um diferencial em relação aos outros candidatos.
  6. Internet: A não ser que você saiba usar alguma ferramenta específica para a área, não me coloque o texto "usuário de Internet" no currículo. Isso não lhe agrega valor nenhum pois, hoje em dia um bom profissional tem que estar antenado com as novas tecnologias.
  7. Mentir no currículo: Isso é fatal! Muitos empregadores costumam checar informações declaradas em currículos. Eu mesmo já elaborei alguns processos seletivos e tinha um prazer quase mórbido em eliminar candidatos que "faziam e aconteciam". Ia derrubando a arrogância deles um a um.
  8. Experiências profissionais anteriores: Procure colocar as mais recentes e RELEVANTES para a área na qual você está concorrendo a uma vaga. Se você está disputando um cargo de gerência evite declarar aquele emprego de office boy ou entregador de pizza. São empregos dignos e honestos mas não vão te ajudar nem um pouco nesse caso, né?  
Então, no que se refere a um bom currículo, vale sempre o bom senso. Não adianta "enfeitar muito o pavão", pois a regra é ser bem objetivo. Não gaste o seu tempo escrevendo bobagens e não faça quem vai analisar o seu currículo gastar o tempo dele lendo essas bobagens.

É isso!...hehehe

Um comentário:

Marianna disse...

Deveria ter lido isso antes de ter enviado o meu currículo pra UPP...
Me inscrevi pra ser psicóloga na UPP do Morro Santa Marta, torce por mim!!!!
Bjooos!!!!