terça-feira, 11 de agosto de 2009

Alguns comentários sobre o Twitter


Mais um fenômeno da Internet, o serviço de microblog denominado Twitter. O que eu tenho a dizer sobre o passarinho...hehehe

Assim como toda ferramenta, você pode usá-lo tanto em seu benefício quanto contra você. Tenho um perfil neste serviço a um pouco mais de 2 meses e, depois da euforia inicial, posso dizer que achei legal algumas coisas nele. Por exemplo, além dos perfis dos meus amigos, sigo as principais agências de notícias, artistas e perfis de outras coisas que eu gosto. Recebo na minha página do microblog todas essas notícias, a maioria relacionadas à minha área de trabalho, que é em Informática, sem ter que ficar indo de site em site catando o que há de relevante.

Como sigo perfis também de amigos, de vez em quando gosto de dar uma espiada pra ver o que eles estão fazendo ou pensando e de vez em quando mando um "post" de alguma coisa que considero interessante e que gostaria que eles vissem. Porém, não uso para bater papo porque todos os amigos que tenho no Twitter também tenho no msn e orkut e quando quero conversar com eles uso esses meios.


Para as empresas considero o Twitter uma ferramenta magnífica de marketing, assim como para artistas divulgarem os seus trabalhos, mesmo com os milhares de "fakes" de pessoas famosas que já foram criados. Eu mesmo uso o Twitter para divulgar este blog. Ao invés de ficar esperando que as pessoas o acessem, simplesmente mando um "post" avisando sobre alguma atualização com o intuito de incentivá-las a uma visita.

Claro que também têm coisas que eu acho desagradáveis neste serviço. No início, por causa da empolgação, comecei a deixar um monte de gente me seguir e passei também a seguir um número grande de perfis. Para gente que tem realmente o que fazer é humanamente IMPOSSÍVEL perder um tempo grande para ler todos os "posts" que chegam. Outra coisa, para quê eu vou querer um monte de gente que eu nem conheço lendo as bobagens que eu escrevo? Óbvio que tem dias que eu também gosto de mandar uma bobaginha, mas somente para as pessoas que eu gosto. Para o resto não interessa o que eu mando ou deixo de mandar no "post".


Também não vejo com bons olhos o tempo que alguns amigos perdem no Twitter postando apenas bobagens ou "retuitando" bobagens dos outros. Tudo bem gente! Vamos compartilhar informações, opiniões, idéias, mas vamos também colocar um pouco de conteúdo útil nelas, né?! Não entendo também uma busca frenética por um número maior de seguidores. É pra perder tempo lendo mais bobagens de pessoas que não têm conteúdo e só mandam abobrinhas? Gente! Tem dias em que abro meu perfil e aquilo parece um hospício ao ar livre, cruzes!...rsrsrs

Inclusive, esse vício é um mal dos tempos modernos. A humanidade parece que está cada vez mais perdendo a capacidade de socialização. Vai ver por isso que os Realitty Shows fazem tanto sucesso. Parece que o ser humano está desaprendendo cada vez a conviver em grupo e o Twitter pode ser uma coisa muito perigosa nesse sentido. Vejo pessoas que deixam de falar com um amigo de infância ou um parente que mora próximo para interagir com uma pessoa que não conhece e que provavelmente nunca vai conhecer. Isso é o que eu considero dificuldade em se relacionar.

Enfim, acho que o Twitter é uma ferramenta para ser usada quando se tem realmente algo de útil para postar. Para ficar gastando tempo enviando abobrinhas e lendo abobrinhas dos outros, melhor ler um bom livro, assistir um bom filme, sair com os amigos pra um barzinho, namorar e, se eu estiver mesmo afim de escrever, faço através do blog onde posso expor as idéias com mais clareza ao invés de frases fragmentadas.

Por enquanto é só. Agradeço a todos que visitarem e até a próxima!
Fer.

Nenhum comentário: