Ontem foi dia do Internauta mas não tive tempo para postar, então hoje, vamos lá.
Definição da Wikipédia:
Definição da Wikipédia:
"O Dia do Internauta é comemorado no dia 23 de agosto, mês de aniversário de surgimento da World Wide Web, a qual foi desenvolvida nos laboratórios CERN (projeto E.V.) na Suíça no início da década de 90. A criação da WWW permitiu que um usuário não-técnico de computador pudesse utilizar a rede de comunicação mundial Internet de maneira simples e ágil. Por internauta entende-se o usuário de Internet, aquele que navega na Internet.
Esse dia ficou famoso mundialmente depois de uma grande passeata que reuniu milhares de pessoas na Praça Campo de Bagatele após o IGF Brazil - Internet Governance Forum, com o intuito de comemorar a importância da internet e as realizações feitas por internautas espalhados no mundo."
A Internet está aí, é uma realidade e faz parte de nossas vidas. A tecnologia avançou de tal ponto que não consigo imaginar como seria a sociedade atual sem ela.
As gerações mais jovens já nasceram dentro deste fenômeno, lidam com a tecnologia como as pessoas da minha geração lidavam com os brinquedos, com a mais absoluta naturalidade. Eles já nasceram com a existência da Internet, já nasceram usuários, já nasceram habituados a essa enxurrada de informação que a Internet nos traz, habituados à modernidade e à obsolêscência de objetos que ela nos oferece.
Dentre as grandes conquistas da Internet estão, sem dúvida, a integração que ela nos oferece, o encurtamento das distâncias, o acesso quase ilimitado à informação, a possibilidade de divulgação de idéias "em tempo real".
Porém, todo esse avanço trouxe também uma série de problemas.Um deles é o que ilustra a imagem acima. A dependência, principalmente de nossos jovens, à Internet. Tenho visto várias reportagens de adolescentes que não conseguem viver sem ela. Eles são capazes de surtar se este recurso lhes for tirado.
Este tipo de vício atrapalha principalmente nos estudos, como a dispersão em sala de aula e a falta de concentração nos estudos. Estes adolecentes quando chegam da escola a primeira coisa que fazem é correr para o computador.
Os adultos também padecem desse problema. Muitos profissionais passam tanto tempo conectados que depois do trabalho têm dificuldade para ficar offline. Eu mesmo já passei por esse problema mas aprendi a controlar, pois isso acaba com sua vida pessoal e acaba influindo no trabalho também, devido ao estresse que isso provoca.
Parece um paradoxo isso. Uma ferramenta que veio para integrar as pessoas acaba as afastando do convívio social real, prejudicando principalmente a família. Vai entender...
Um outro problema que a Internet nos trouxe foi a ação de bandidos através dos crimes virtuais, como ataques de hackers, golpes financeiros e até mesmo os atos de pedofilia. Esses criminosos estão cada vez mais sofisticados e se não tomarmos cuidados, nos tornamos alvos fáceis para eles. O pior disso tudo é que ainda não possuímos uma polícia e uma legislação adequada para lidar com esses tipos de crimes, principalmente aqui no Brasil.
Então, para os internautas de plantão, meu conselho é que na vida tanto real quanto virtual, temos que agir com bom senso acima de tudo. Devemos sempre nos policiar para que a Internet não ganhe um espaço em nossas vidas além do que ela deve realmente ter. Nada substitui o convívio real. Não adianta ter milhares de amigos em redes sociais pois, quantidade não é qualidade.
Cito então algumas dicas que acho úteis para caminharmos seguros no mundo virtual:
- Mantenha as ferramentas de segurança do seu computador sempre atualizadas e rode seu anti-vírus pelo menos 1 vez por semana;
- Não exponha sua vida pessoal toda em redes sociais. Isso é um prato cheio para criminosos virtuais;
- Para quem tem filhos, monitorá-los na Internet. Não considero isso invasão de privacidade, apenas um cuidado redobrado. Quando você os leva pra passear você não fica de olhos neles? Então faça isso na Internet também;
- Evite usar redes sociais no trabalho e modere o uso de comunicadores instantâneos (msn, skype, dentre outros). Isso tira o foco do trabalho.
Feliz Dia do Internauta, atrasado, a todos.